concreto-principalÉ cada vez mais frequente o uso de concreto projetado em vários tipos de obras de contenção (cortina de estacas, solo grampeado, aterro reforçado, entre outros) e, também, em obras de proteção superficial de taludes contra erosões, vez que possui elevada resistência inicial e não requer a utilização de fôrmas. Trata-se de uma mistura de areia, pedrisco, cimento, água e aditivos com dimensão máxima dos agregados inferior a 4,8 mm, que é transportada por uma tubulação (mangote) e projetada com uso de ar comprimido sobre uma superfície a ser protegida. Constantemente, o concreto projetado é reforçado com telas metálicas eletrossoldadas ou com a utilização de fibras de aços ou poliméricas, conforme a especificação de projeto. Existem dois processos de projeção do concreto. Na Figura 21 está representado o processo por via seca, em que o aglomerante e os agregados são misturados e lançados no equipamento de projeção, e a água é introduzida em seu bico. A Figura 22 representa o processo por via úmida, em que o aglomerante, os agregados e a água são misturados previamente ao abastecimento do equipamento de projeção.
Metodologia Executiva
Os equipamentos necessários para execução do concreto projetado constam de:
• bomba de projeção que recebe o concreto e possibilita a aplicação;
• compressor de ar que, acoplado à bomba, fornece ar comprimido em vazão e pressão adequadas;
• bomba de água que fornece água em vazão e pressão corretas junto ao bico de projeção quando for utilizado o processo por via seca.
O compressor de ar deve fornecer, para qualquer diâmetro de mangueira, uma pressão mínima de 0,7 MPa. Já a bomba de água deve conseguir fornecer água junto ao bico de projeção com pressão pelo menos 0,1 MPa superior àquela dos materiais de fluxo. Como acessórios, são necessários ainda:
• mangote para condução do concreto da bomba ao ponto de aplicação;
• bico de projeção instalado na extremidade de saída do mangote;
• anel de água pelo qual se adiciona água ao concreto;
• bico pré-umidificador instalado a cerca de 3 m do bico de projeção com a finalidade de fornecer água ao concreto seco antes do ponto de aplicação.
Este pode ou não ser utilizado. No concreto projetado por via seca, a mistura é bombeada a seco recebendo água apenas no bico de projeção ou a poucos metros antes do bico. Já no concreto projetado por via úmida, a mistura é bombeada com água recebendo ar comprimido na saída da bomba ou no bico de projeção. Deve-se aplicar o concreto através de movimentos contínuos, com o jato dirigido perpendicularmente à superfície de aplicação e a uma distância de aproximadamente 1 m. A armadura pode ser posicionada antes ou depois da aplicação do concreto.
Na armadura posicionada antes da aplicação do concreto, é preciso tomar cuidado para a tela não funcionar como um anteparo, propiciando a formação de vazios.
via-secavia-umida